domingo, 26 de agosto de 2007

Domingo a noite

Nunca imaginei que um dia fosse ter um blog. Começaria com algo como: "querido diário, hoje...". O fato é que 52 vezes por ano acontece uma coisa muito importante pra mim: a noite de domingo.
Não existe nada mais depressivo que domingo a noite, principalmente se tiver garoa. É o período em que tudo o que me incomoda vem à cabeça, lembro da minha solidão (não importa quantas pessoas estejam me acompanhando), das minhas frustrações diárias, das tristezas das pessoas, enfim, toda a mágoa que fica represada e que não cabe mais em mim.
Dia desses, estava comentando com um amigo sobre um dilema profissional: felicidade ou fazer a coisa certa? Comentei sobre uma aluna, nascida no interior do Ceará, onde não tem escola, veio para São Paulo, nem sabe como foi matriculada na quinta série da escola pública, começou a trabalhar cedo, cursou supletivo e hoje tenta cursar uma faculdade contra a vontade da família. Ela me contou coisas que são, no mínimo, estranhas, como a vez em que passou a noite com os pés mergulhados em água gelada para conseguir estudar e outras bizarrices. Eu contei a ela algumas histórias de terror da minha vida e de como seria importante que ela vencesse a luta contra as dificuldades e procurasse ser uma pessoa, senão melhor, pelo menos mais culta, que sempre ajuda. Concluí o relato ao meu amigo dizendo que alguém tem que dar esperança a essas pessoas, ao que meu amigo perguntou: "e quem te dá esperança?"
O fato é que estou por duas semanas com cara de sabão-em-pedra-na-beira-do-tanque, pensando no quanto eu acabo por me envolver na vida das pessoas, em detrimento da minha própria.
Estas coisas me enchem de mágoa, e é o que teremos por aqui. Pode não ser o mais bonito dos meus lados, mas com certeza é o melhor. Porque mágoa é algo que eu conheço bem.

8 comentários:

Galvão Chucruts disse...

Caralho Cebas!! Ainda acho que trocaram vc de lugar com outro... De bom humor no show até passa (raro, mas aceitável)... Fazer um blog???? (Bom... é quase impossível mas alguém sempre ganha a mega-sena)... Cebola melacólico??? Essa é insuperável... Você está com muito sangue no álcool... vamos beber? Chucruts

RAGADAGABISH disse...

"felicidade ou fazer a coisa certa?", acho q a coisa certa eh buscar a felicidade (e isso eh um dos conceitos mais amplos q existem). Soh temos uma obrigacao na vida: ser feliz. Seja la o q isso signifique pra cada pessoa. Aceito o convite do Chucruts.

Unknown disse...

Grande Ceba!! Vc vê como existe muita sensibilidade neste gigante... rs
Achei ótima a idéia! Um lugar para seus grandes pensamentos, melancólicos ou não, suas frases, seu humor próprio!! Estarei presente e sempre:
- No contra-baixo, contra-tudo e contra-todos...

Unknown disse...

Isso é medo meu anjo... medo de se olhar, medo de se perceber e ver onde se está errando, então nos ocupamos com os outros...
Eu te entendo até pq já sofri e já me machuquei, por isso ofereço meu colinho amigo e todas as palavras doces que você merece ouvir!
Quando vc quiser sair, vc sabe o meu telefone ou o do Ju... não se encabule em ligar, certo?
Um grande beijinho no coração!

Paulo Mancha disse...

Só tenho uma coisa a dizer: "Ceboooola, viaaado!"

(espero não ter te machucado por dentro... ui!)

Lelo disse...

Que bom, Cebola! Acho ótimo você externar esse seu lado humano, que faz ikebana e haikai, passa creme hidratante no cotovelo e assiste documentários do Discovery.

Anônimo disse...

Bem-vindo ao obscuro, egocêntrico e corajoso lado daqueles que expõem o que escrevem. Boa sorte procê!

Anônimo disse...

Nossa, esse é o coment mais atrasado já visto na história da blogosfera!
Tava lendo (depois de semanas dizendo "não esquecerei hoje de prcurar o blog do Cebas", e claro, esquecendo) da última pra primeira postagem...e meu....como eu gosto de você!
Se essas porra de "mundiça" parar de ficar ligando e me pedindo favores (pra gente ver bem como o brasileiro é honesto...pacientes de 85 anos esperando na fila pra ser atendido e malandro de 20,25 querendo passar na frente, sem nem pensar nos idosos) eu comento direito aqui, cada post que eu achar algo para dizer...beijos!